Amigos especiais para pessoas especiais

O cavalo vem sendo utilizado de diferentes formas há milhares de anos como meio de transporte, meio de tração, na guerra, no esporte e atualmente, como ferramenta na área da saúde.
No Rio de Janeiro, esta técnica é utilizada pela EQUITAR há 25 anos. A originalidade deste trabalho, para quem conhece as terapias tradicionais na área de Reabilitação, está na utilização do animal e no ambiente no qual é desenvolvido, (desprovido de paredes, colchonetes, roupas brancas etc), não levando o indivíduo ao stress terapêutico, tão comum hoje em dia em terapias que exigem um longo tempo de manipulação, sem conduzir o indivíduo a um objetivo com motivação.
Na Hipoterapia trabalha-se ao ar livre, sobre e com o cavalo e são estimuladas as funções cognitivas, motoras, sociais e emocionais, proporcionando equilíbrio, normalização do tônus, percepção do próprio corpo despertando interesse pelo mundo; acarretando um diálogo tônico-afetivo baseado na percepção e movimento do corpo quente, macio e ondulante do animal. O indivíduo na hipoterapia é trabalhado como um todo e não em partes, inserindo-o no convívio com o animal e com o social (terapeutas, familiares, tratadores, demais pacientes etc.).
Estas pessoas especiais não são rejeitadas pelo animal uma vez que este não tem padrão estético, aceitando-as como são sendo assim, ambos demonstram grandes trocas afetivas. “Sobre o cavalo, a criança pode transmitir o próprio mundo afetivo, a própria imaginação, os próprios sonhos…” (Daniele Citterio, 1998). Não devemos apenas considerar os benefícios motores que o cavalo propicia através de seu deslocamento, mas também o componente emocional-relacional que é estabelecido entre estes dois seres vivos, cavalo- paciente, como também à família deste.
A importância da diversidade e transdisciplinariedade da equipe são fundamentais para o desenvolvimento biopsicosocial. Não existe hipoterapia sem equipe multidisciplinar (Terapeuta Ocupacional, Fonoaudiólogo, Fisioterapeuta, Psicomotricista, Instrutor equitação).
A equipe da EQUITAR é a única na área da Hipoterapia composta por diversos profissionais da área de saúde, que atua conjuntamente, visando sempre o potencial de desenvolvimento real do indivíduo. Esta unicidade proporciona segurança aos familiares e pacientes.
Seus profissionais são devidamente capacitados e com especializações em diversas áreas. com cursos em HIPOTERAPIA/EQUOTERAPIA pela Ande-Brasil – Associação Brasileira de Equoterapia e NARHA* – North American Riding for the Handicapped Association, das diversas áreas de saúde (terapia ocupacional, fonoaudiologia, fisioterapia, psicomotricidade e veterinária) e Humanas (desenho industrial e arquitetura).
Os profissionais da saúde também atuam com a capoeira e judô especial visando uma melhor “corpo-mente”. Há grande preocupação na atualização constante de conhecimento teórico-prático, bem como na disseminação dos seus conhecimentos através de palestras em cursos e congressos; publicações em revistas e supervisões à acadêmicos de diversas faculdades (área de saúde, desenho industrial, arquitetura), a fim de levarmos informação verdadeira aos que queiram trabalhar na Hipoterapia ou serem submetidos ao tratamento.
Desde 2003 são realizadas Provas de Equitação especial nas modalidades de salto e baliza com apoio da Ong “Movimento pela Vida” e da “Federação Eqüestre do Estado do Rio de Janeiro – FEERJ” , como também de Adestramento especial. Ao final das provas os competidores são premiados com medalhas, escarapelas e diplomas.
Esta terapia é realizada no Jockey Club Brasileiro – Gávea no Rio de Janeiro que se dispôs a apoiar o trabalho permitindo que estas pessoas especiais pudessem ter um local para o atendimento Hipoterápico caracterizando assim uma grande Responsabilidade Social.
Amigos especiais para pessoas especiais
O evento beneficente em prol de uma ação social da ONG, que atua no Jockey Club, Moda Rio Pela Paz lança a campanha “amigos especiais para pessoas especiais” qua irá acontecer no dia 7 de novembro, no salão Favoritto do Jockey Club Brasileiro – Praça Santos Dumont, 31 – parte – Gávea. das 15h às 21h.

fonte: http://correiodobrasil.com.br/moda-rio-pela-paz-amigos-especiais-para-pessoas-especiais/334982/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Autismo exige mais cuidados na velhice

Pai completa prova de triatlon levando filho com paralisia cerebral