Campeonato de Dança em cadeira de rodas



O esporte aliado à inclusão social, com essa aliança que a UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora) organiza o IV Campeonato Brasileiro de Dança Esportiva em Cadeira de Rodas, que será realizado em Juiz de Fora, no próximo dia 26. 
Doze duplas, das cidades de Santos (SP), João Pessoa (PB), Salvador (BA) e Uberaba (MG), disputarão o título, a partir das 18h, no Colégio Cristo Redentor Academia de Comércio.
Fruto de uma parceria entre a UFJF, o Ministério dos Esportes, a Prefeitura Municipal de Juiz de Fora e a FAPEMIG (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais), o campeonato é realizado desde 2002 e faz parte da programação do IV Simpósio Internacional de Dança em Cadeira de Rodas, que ocorre entre os dias 21 e 27 de novembro, na UFJF.
De acordo com a presidente da Confederação Brasileira de Dança em Cadeira de Rodas e professora da Faculdade de Educação Física e Desportos (FãFID) da UFJF, Eliana Lúcia Ferreira, os professores da Polônia, Wlodzimierz e Iwona Ciok, e a grega, Pippa Robert, serão trazidos para ministrar cursos de especialização de arbitragem. A professora explica que o objetivo de trazer profissionais do exterior é, principalmente, capacitar os brasileiros.
"O campeonato possui regras estabelecidas. Como a dança de salão competitiva vem da Europa, é preciso aprimorar o esquema de arbitragem no Brasil". Além da competição, o Simpósio promove a Copa Mineira de Dança Esportiva, a IV Mostra de Dança em Cadeira de Rodas e o Curso de Capacitação em Recursos Humanos. Serão realizadas, ainda, palestras, workshops, mesas redondas e exposições. Todos com a finalidade de oferecer à sociedade uma discussão a respeito dos indivíduos portadores de quaisquer tipos de deficiência física.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Autismo exige mais cuidados na velhice

Pai completa prova de triatlon levando filho com paralisia cerebral