Brasil conquista 21 ouros nos jogos paraolímpicos

Atletas paralímpicos em carro de bombeiros
Foto: Agência Brasi
O Brasil conquistou o sétimo lugar nos Jogos Paraolímpicos de Londres. Nos dez dias de competições, os atletas brasileiros subiram ao pódio 43 vezes: 21 ouros, 14 pratas e 8 bronzes. Todas as medalhas paraolímpicas brasileiras em Londres foram conquistadas por competidores beneficiados pelo programa Bolsa-Atleta, do Ministério do Esporte. Na delegação nacional, de 182 atletas, 156 (85%) são bolsistas. O balanço foi apresentado pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB) no último domingo (9).
Os resultados alcançados pela delegação brasileira nos Jogos Paraolímpicos são significativos, de acordo com a análise do presidente do CPB, Andrews Parsons, que registrou que as metas projetadas foram atingidas. “A avaliação é a melhor possível, e atingimos nossos objetivos gerais. Conseguimos o sétimo lugar no quadro de medalhas e conquistamos 21 ouros, que também foi estabelecido pelo CPB”, afirmou.
O presidente do CPB destacou o apoio do governo federal na preparação do Brasil para os Jogos. O Ministério do Esporte destinou R$ 12 milhões para o Comitê Paraolímpico só neste ano. Para a pré-temporada em Manchester, foram R$ 3,5 milhões. “Tivemos um planejamento estratégico em conjunto com as confederações e com o governo federal, que garantiu apoio a todas as modalidades disputadas em Londres”, explicou.
Destaques – A análise do CPB aponta para o sucesso da preparação de algumas modalidades e a necessidade de ajustar o planejamento para outros esportes. Os destaques ficaram para a natação e o atletismo, que ganharam juntos 32 medalhas para o Brasil, sendo 16 de ouro. “Estes Jogos nos deixaram algumas lições, como a de diversificar a participação de brasileiros em outras classes. Queremos ampliar isso para 2016″, disse Parsons.
Atletas como Daniel Dias, que obteve o recorde brasileiro nos Jogos, ao ganhar seis ouros em provas de natação; e André Brasil, que faturou três ouros e duas pratas nas piscinas, foram fundamentais para alcançar esse resultado. Foi destaque também o tricampeonato do futebol de 5, as três primeiras colocações nos 100m feminino e o ouro de Tito Sena na maratona, entre outros.
Saiba mais sobre os jogos em: www.esporte.gov.br/londres2012

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Autismo exige mais cuidados na velhice

Pai completa prova de triatlon levando filho com paralisia cerebral