DOIS ÓTIMOS FILMES SOBRE A EDUCAÇÃO, O SER PROFESSOR.

ENTRE OS MUROS DA ESCOLA

        Maravilhoso filme “Entre os Muros da Escola” que é passado todo dentro de uma escola mostrando um professor de um grupo de adolescentes em uma escola pública na periferia de Paris, periferia esta multirracial. O filme é baseado em um livro cujo título é “Entre os muros”, por tratar de questões que vão além da escola, questões das diversas diferenças. O autor do livro, que é professor em uma escola pública, é o próprio ator principal, professor François.
        Logo quando fui assisti ao filme, fiquei imaginando se seria um daqueles assuntos gastos como os dramas de filmes sobre escolas, salas de aula, aqueles em que o professor sofre para ensinar alunos rebeldes em escolas de periferia, mas não, o filme vai além, havendo uma crítica ao sistema educacional.
       É um filme maravilhoso e, na minha opinião, todo professor deveria assistir, apesar de achar que a escola não é só o foco principal do filme, existem questões maiores como a colonização, a imposição de uma língua em uma região multirracial e outros mais.
       Podemos compará-lo à educação brasileira, onde existe a diversidade religiosa, étnica e cultural. Mostra que o primeiro mundo não está tão distante da nossa pobre realidade, mas se a exibição desse filme fosse obrigatória no mundo todo, pode ser que um dia esse quadro mude, principalmente aqui no Brasil.


NENHUM A MENOS


Um dos melhores filmes que já assisti, principalmente sobre a importância da Educação, o ser professor independente das condições físicas e sociais, independente se o sistema educacional é excludente.        A vida na escola rural, em que os alunos são obrigados a copiar o que a garota escreve na lousa, inconsciente de seu significado, sem condições de explicar seu conteúdo, é contraposta a vida urbana, a qual se revela cruel aos marginalizados, aos desprovidos de recursos financeiros.

             No Filme Nenhum a Menos nos é mostrada as condições da Educação na zona rural da China, lugar em área miserável, esquecida por seus governantes e distante, muito distante das condições sociais do processo de ocidentalização que a China vem se tornando nos últimos tempos.
Por Lucimar Paula

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Autismo exige mais cuidados na velhice

Pai completa prova de triatlon levando filho com paralisia cerebral