Os portadores do Autismo têm dificuldade em processar sons e imagens simultaneamente



Estudos da Vanderbilt University Medical Center, Estados Unidos, concluíram que crianças com desordens do espectro autista têm problemas de integrar simultaneamente informações de seus olhos e os ouvidos.

Existe déficits de construção sensorial que podem prejudicar as habilidades sociais e de comunicação em crianças com Autismo.
Especialistas relatam que há uma enorme quantidade de esforço e energia para o tratamento de crianças com Autismo, mas praticamente nada disso é reforçado se não for  ligado à função sensorial, onde há um déficit de função sensorial precocemente, então talvez possamos ver os benefícios em linguagem, comunicação e nas interações sociais.

*O déficit no processamento sensorial pode gerar um efeito cascata que altera o funcionamento de outras tarefas relacionadas e que, portanto, também dificulta o processo de aprendizagem da linguagem, a dificuldade de associar de forma consistente sons e imagens, em uma espécie de dissociação de ambos estímulos, gerando uma integração das informações sensoriais problemática e situações de sobrecarga sensorial que podem levar a estados de ansiedade.

Na opinião de Mark Wallace , autor principal do estudo, os resultados da pesquisa poderão ter aplicações muito mais amplas porque a função sensorial também muda em outras condições, como a Dislexia e a Esquizofrenia. No estudo, os cientistas compararam 32 crianças com desenvolvimento típico de 6 a 18 anos, com 32 crianças com Autismo, em quase todos os sentidos , incluindo o quociente intelectual.

Os participantes do estudo trabalharam com uma bateria de tarefas diferentes. Os pesquisadores usaram diferentes tipos de estímulos visuais, desde simples, como flashes e sons, até estímulos ambientais mais complexos, como um martelo que batendo um prego e estímulos de fala, e pediram aos participantes para dizer se os acontecimentos visuais e auditivos ocorriam ao mesmo.
O estudo descobriu que crianças com Autismo têm uma ampliação em uma área conhecida como a janela da “união temporal”, ou seja , o cérebro dessas crianças tem dificuldade em associar eventos visuais e auditivos que acontecem dentro de um determinado período de tempo.

“As crianças com Autismo têm dificuldade em processar do forma simultânea as entradas de áudio e visual. “É como se estivessem assistindo a um filme estrangeiro mal dublado, os sinais auditivos e visuais são incompatíveis em seus cérebros”, disse.

Em uma segunda parte do estudo, os cientistas descobriram que as crianças com Autismo também mostram deficiências no quanto são capazes de estarem atentos aos estímulos de linguagem associados ao visual. “Uma das imagens clássicas de crianças com Autismo é com as mãos sobre os ouvidos. Uma razão para isto pode ser que eles tentem compensar as alterações de função sensorial, e para minimizar a confusão entre os sentidos, foca em apenas em um: o auditivo, diz Wallace. Basicamente, vemos uma situação ruim ” afinação ” dos diferentes canais sensoriais, gerando assim um processamento errôneo desta informação.

Este novo estudo confirma ainda mais que alguma coisa na prática diária já mostrava um sinal óbvio, mas a importância desses estudos é que eles vêm para dar mais força para o transtorno de processamento sensorial do Autismo e a relação direta deste com o desenvolvimento da linguagem. Como resultado, a importância de uma intervenção específica nesta área tem aspectos que também nos ajudam a compreender mais os problemas de aprendizagem ou porque o trabalho de terapeutas especializados em integração sensorial é tão importante.
Estudo:
Mark T. Wallace et al. Multisensory Temporal Integration in Autism Spectrum Disorders. The Journal of Neuroscience, 15 January 2014, 34(3):691-697; doi:10.1523/JNEUROSCI.3615-13.2014

http://autismodiario.org/2014/01/15/un-nuevo-estudio-revela-la-dificultad-de-las-personas-con-autismo-de-procesar-simultaneamente-sonidos-e-imagenes/

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